Como Investir na Bolsa de Valores com pouco Dinheiro - Investidor Inglês

terça-feira, 2 de maio de 2017

Como Investir na Bolsa de Valores com pouco Dinheiro


Como Investir na Bolsa de Valores com pouco Dinheiro


No post de hoje, mostrarei uma forma de entrar na renda variável com pouco capital.  Confira abaixo!

Investir na Bolsa com pouco dinheiro é possível?


Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem depois de conhecerem a Bolsa de Valores. Após a apresentação da renda variável e principalmente a demonstração dos ganhos que se pode obter, é mais que normal elas devorarem informações a respeito de como entrar nessa onda.

E ao se deparar com o preço das ações, muitos podem pensar "Cara como não entrei nesse negócio antes?" Porém, em seguida vem o balde de água fria...




Custos ao investir na Bolsa de Valores


Você entra na corretora em que seu amigo/site/google indicou e se decepciona. Como pagar R$10,00 de corretagem em uma ação que custa R$20,00. São praticamente 50% de custos. Inviável não?  Você pode até questionar; - Inglês não vou comprar apenas uma ação!  Ok, digamos que você tenha
R$100,00 para investir;

 - Para uma ação custando R$20,00 com custo de corretagem a R$ 10,00, você compra 4 ações pagando R$ 90,00 (4X R$20,00 + R$10,00).  Comprando 4 ações ao invés de uma, você diminui seu custo para 11%.  Ainda está caro para investir...

Se não acha caro, veja quanto a ação precisa valorizar para você "empatar" com seu custo de compra;

 - A ação no mercado está a R$20,00. Porém você pagou por cada ação cerca de R$22,50. Para empatar, a ação precisa subir mais de 12%!

Bom, só nesse ponto já te mostrei não ser interessante aportar esses valores. Com isso, nem preciso mostrar a você que existe outro custo - chamado taxa de custódia. Taxa de custódia é um valor que as corretoras cobram por manter suas ações. Há corretoras que não cobram essa taxa, outras isentam se você fizer determinado número de compra/venda...

Se você escolheu uma corretora que cobra essa taxa, seu custo ficará ainda maior...

E agora, desisto de entrar na Bolsa de Valores?


Não, não é preciso desistir. Tenho uma opção a te mostrar.  Utilizei essa estratégia por um bom tempo. Até eu conseguir aportar mais em renda variável.

Aplicação Automática em Ações

Após pesquisar como voltar a bolsa de valores, conto mais aqui, encontrei esse serviço na corretora em que acabara de abrir conta.  Na época, em meados de 2013, fiz e refiz as contas. Mas no final, só chegava ao valor de R$100,00.

Esse era o valor que eu tinha para aportar em ações...

Sabendo dos custos e o quanto eles impactam nessa quantia, não pensei duas vezes em ficar de fora do mercado até achar um jeito. E não é que a corretora me ajudou?

Bom, estou falando do serviço Aplicação Automática da Corretora Rico!


A Rico disponibiliza uma aplicação automática em ações


E o que seria esse serviço?  Aqui palavras da própria corretora;
A Aplicação Automática funciona como um "débito automático" que ao invés de levar seu dinheiro embora, transforma em investimento.
Com ela, você pode programar aplicações em Ações...
Aqui a página com mais informações! = https://www.rico.com.vc/aplicacao-automatica/


Vantagens do serviço;

  • Aplicações Mensais a partir de R$100,00 - (Era o que eu buscava);
  • Corretagem de R$0,50 a cada R$100,00 investidos - Se investir R$200,00 pagará R$1,00!;
  • Não cobra taxa de custódia

Desvantagens do serviço;

  • Não são todas as ações que estão disponíveis para compra - Quando eu utilizei o serviço, costumava estar liberado apenas as ações mais liquidas (mais negociadas) 

Saiba mais sobre a aplicação automática Aqui!!!  

Considerações sobre esse serviço


Para utilizar a aplicação automática, você deve utilizar uma conta corrente que te isente das tarifas de Doc e Ted. Pois, nada adiantaria economizar nas taxas da corretora e continuar com o mesmo custo devido ao banco. Por isso, lembre-se de verificar se você está isento de Doc e Ted! 

O legal da aplicação é a sua total ausência na hora das compras. Depois que você fez a programação, todo o trabalho fica a cargo da corretora.  

E o melhor, conseguimos um ótimo custo para nosso investimento. Se antes pagaríamos cerca de 11%, com a aplicação automática o custo cai para mais ou menos 0,5%!

Espero que possa te ajudar!




See ya

33 comentários:

  1. Grande II, blz?
    E as taxas para venda, como são lá?
    Abrs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nordestino! Valeu pela visita!

      Vou verificar, quando eu operava as taxas diferenciadas se aplicavam só para a compra. Se mudou, posto aqui...

      Abraços!

      Excluir
  2. Parabéns pelo post II,
    Essa é uma estratégia muito boa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. gostei da dica. la nao cobra taxa de custodia ? vale tambem para FIIs ? obrigado por compartilhar !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vagabundo! grato pela visita!

      Na aplicação automática não há cobrança de taxa de custódia. Sobre FII vou verificar!

      Abraços

      Excluir
  4. Post construtivo..

    Muito bom..

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Essa aplicação automática da rico parece legal. Ela foi comprada pela xp, talvez mude, melhor acompanhar.

    ResponderExcluir
  6. Qual o valor então pra vc para ser valer a pena? Minha corretagem é 10R$. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alison, obrigado pela visita!

      O intuito do post é mostrar os impactos dos custos nos investimentos. Fazer uma compra de R$100,00 pagando R$10? Eu não acho legal. Porém, é apenas minha opinião...

      Excluir
  7. Inglês, excelente dica, estou realmente pensando em abrir um conta na Rico depois dessa!

    Mas primeiro, sabe dizer se existe alguma outra corretora que também ofereça esse serviço de aplicação automática de ações?

    - mark

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mark!

      Cara não sei se há outras corretoras ofertando o mesmo serviço. Vou pesquisar e retorno aqui!

      Obrigado pela visita!

      Excluir
  8. Seu blog vai para um dos melhores do ano de 2017.
    Abraco e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mineiro! Cara obrigado pelas palavras! Mas estou longe de muita gente...

      Valeu mesmo!

      Abraço e sucesso a ti também!

      Excluir
  9. II, ainda estou no estágio final de controlar os gastos, e consigo poupar pouco dinheiro. Já li muito sobre RV também, mas continuo com uma dúvida.

    Como funciona o esquema de comprar ações por lote? Pelo que li, se comprar um lote (geralmente de 100 ações), você paga um preço. Se comprar ações avulsas (em um número não múltiplo de 100) sai mais caro.

    Como funciona isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Investidor Wannabe! Obrigado pela visita!

      Funciona assim, as ações são negociadas em lotes. Sendo o mais comum lote de 100 ações. A negociação desses lotes são no mercado a vista. Já se você comprar ações avulsas, a negociação delas se dá no mercado fracionário. ok?

      Quanto ao custo depende muito da corretora. A Rico por exemplo, cobra +- R$16,00 para a compra de um lote de ações. Já para compras no mercado fracionário, ela cobra +- R$8,00

      Não conheço corretora que cobre mais caro para compras no fracionário. Geralmente é o inverso. (Mas posso estar enganado)

      O que pode acontecer, é que algumas ações podem ter seu preço mais caro no mercado fracionário devido a sua falta de negócios, ou seja poucas pessoas interessadas em comprar ações avulsas da empresa, gerando assim um desequilibro entre as ações no mercado a vista e no mercado fracionário.

      Espero ter te ajudado!

      Qualquer coisa comenta ai!

      Excluir
    2. Olá II!

      Entendi. O preço da ação em si, em lote ou em frações, é o mesmo, correto? O que muda é a taxa que a corretora possa cobrar...

      Acredito também que o mercado em lotes tenha mais liquidez que o fracionário. Ou estou errado?

      Obrigado pela resposta!

      Excluir
    3. Wannabe!

      Fiz um post para esclarecer suas dúvidas. Espero lá ter respondido elas!

      Veja = http://investidoringles.blogspot.com/2017/05/como-comprar-acoes.html

      Qualquer coisa comenta ai!

      Excluir
  10. Olá, sr. Inglês.

    Eu to me coçando pra abrir conta na Rico pra aproveitar essa aplicação... já tinha visto num fórum por aí, mas eu tenho pé atrás com a Rico (implicância, talvez). Vi que das empresas ofercidas constam ITUB4, VALE5 e AMBV4 e que tem umas regrinhas, tipo caso não invista num mês paga custódia, mas ainda assim está muito tentador...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sra Jacque!

      Bom eu não tenho do que me queixar da Rico. Os problemas que tive foram resolvidos. Quanto a regra de não comprar no mês, ela procede. É legal você agendar no seu banco, assim fica tranquila para não quebrar a regra.

      Sobre as ações, o serviço aceita somente as ações mais liquidas da bolsa. No qual são as que você mencionou mais PETR4 BBAS3...

      Excluir
    2. Hey, eu tenho uma dúvida e talvez você saiba a resposta: digamos que eu invista 100,00 e pague os 0,50 de corretagem. Se a ação custa 80,00, pra onde vão os 20,00 restantes?

      Excluir
    3. Os 20 ficarão em sua conta para você fazer o que quiser com ele. Eu deixava acumular até 100. Daí mudava o agendamento para 200. Após a compra, voltava o agendamento para 100

      Excluir
    4. Olá!

      Abri minha conta na Rico. Fiz um post no blog sobre :)

      Excluir
  11. Fala II, fiz o teste de liquidar uma única ação e o resultado foi esse:

    Bicho, na hora da venda das ações vem uma taxa de corretagem meio alta (R$8,90). Não sei se o conselho da aplicação automática continua valendo muito a pena não.

    Mas ainda assim valeu pelo aprendizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo!

      O conselho ainda vale sim. Mas não para fazer trades! A aplicação automática é recomendada para quem visa o longo prazo, o famoso Buy and Hold!

      Valeu pelo retorno!

      Excluir
  12. Boa tarde, excelente dica.

    Você sabe se o TED é cobrado normal? Pois no site da RICO mencionam contas do Bradesco, BB e Itaú, e nos dados bancários, diz que não possuem contas em nenhum banco, apenas a conta da corretora mesmo.

    Se o TED para contas do BB for isento, começarei a aplicar as sobras do meu capital kkk.

    Caso contrário, fica difícil, pois já fui na agência abrir conta digital, mas é preciso que eu encerre minha conta, para criar uma nova conta, daí é muita burocracia, esperar cartão, e bla bla bla.

    Mas valeu a dica!



    Att,

    Pretorian

    ResponderExcluir